Os cuidados no Microagulhamento

Olá querido profissional, como vai?
Hoje quero falar com vocês sobre o uso de cosméticos no microagulhamento. Primeiro, vamos lembrar que Microagulhamento é a técnica que faz o uso de agulhas com roller, caneta elétrica ou dermógrafo para o estímulo de colágeno e/ou a penetração transdérmica de ativos (drug delivery). Deixando claro então, que com o Microagulhamento podemos realizar duas técnicas.O mercado brasileiro apresenta uma gama muito ampla de cosméticos e o destaque da qualidade de seus produtos é mundial, quem viaja para fora do brasil percebe que o nível dos cosméticos profissionais é inigualável. Bem, nosso assunto de hoje é a associação dos cosméticos com as técnicas de agulhamento ou microagulhamento.É bom que entendamos que ao realizar um procedimento de microagulhamento estamos deixando de aplicar cosméticos tópicos para, com o uso das agulhas “introduzi-los” na pele seja no extrato córneo, epiderme ou na derme. Por tanto, é preciso ter muito cuidado com o que é usado. Vamos antes de mais nada, relembrar do que um cosmético é feito:

Os cosméticos possuem ingredientes que contribuem em sinergia para um bom resultado final. Cada um possui sua função específica:
Emulsionantes: Por definição, são compostos cuja função é estabilizar misturas de duas substâncias imiscíveis, geralmente óleo e água. Isto ainda depende da relação quantitativa dos dois líquidos e da presença de outros ingredientes, tais como proteínas, amido ou ar. Conservantes: Os conservantes são usados em muitos cosméticos para aumentar a vida útil dos produtos, impedindo o desenvolvimento de bactérias, fungos, leveduras e mofos que podem causar doenças ou, simplesmente, prejudicar o bom aspecto do produto final.
Espessantes: São adicionados para aumentar a viscosidade do cosmético. Exemplos:- Cloreto de sódio, derivados da celulose: Natrosol (hidroxietilcelulose), Geleificantes: Carbopol, Polissorbatos.
Estabilizadores de p.H: Uma das propriedades mais importantes de um cosmético é o pH, que deve ser o mais próximo possível do pH natural da região onde será aplicado. Enquanto cremes e loções para aplicação na pele devem ter pH próximo de 4.5, outros cosméticos como maquiagens para os olhos (rímeis, sombras e lápis coloridos) devem ter pH em torno de 7.5, que é o pH da lágrima. Sabonetes e desodorantes íntimos devem ter pH ainda menor do que 4.5, para terem ação bactericida. Desodorantes antitranspirantes, devido aos sais de alumínio presentes em sua composição, possuem pH mais básico. O pH é ajustado usando ácidos orgânicos fracos, como os ácidos lático, ascórbico e cítrico. Quando é necessária uma alcalinização, ela é feita com hidróxido de alumínio ou bórax (borato de sódio). Ácidos e bases inorgânicas fortes normalmente são evitados devido à dificuldade de controle industrial do pH e à possibilidade de formação de resíduos indesejados.
Corantes: Pigmento é toda substância química que absorve seletivamente a luz natural, refletindo-a em um determinado comprimento de onda, ou seja, em uma cor específica. Pigmentos e corantes podem ser inorgânicos, como o dióxido de titânio ou o óxido de ferro, ou orgânicos, como o azul de metileno. Podem ser obtidos de fontes naturais (rochas, minérios, flores, folhas, cascas de árvores, sementes) ou sintetizados por diferentes mecanismos de reações orgânicas. Corantes e pigmentos determinam diretamente as características de cor e, portanto, a sensação de beleza. São componentes caros e bastante controlados, dentro de uma formulação.
Fragrância: Essência é o nome dado em perfumaria aos aromas produzidos sinteticamente ou extraídos de flores, folhas, frutas, sementes, madeira e cascas de árvores, resinas vegetais e secreções de animais. Mais de 6.000 substâncias químicas podem ser usadas como essências e fixadores em perfumaria, porém aproximadamente somente 100 delas são ingredientes essenciais na produção de perfumes, como o acetato de benzila, o citronelol e o álcool feniletílico, além do isopropanol, muito usado como veículo . Os principais grupos químicos constituintes das essências são ésteres, terpenos, aldeídos e cetonas.
Normalmente as matérias-primas naturais são extraídas com solventes ou com vapor e em seguida os óleos essenciais são destilados para purificação ou para separação das substâncias de interesse. O rendimento das extrações é muito baixo, o que explica o elevado preço das essências naturais. Para extração de 50 ml de essência natural de rosas, usada no Chanel nº 5 e em outros perfumes famosos, em média, é usada uma tonelada de pétalas de rosas. Nos primórdios da perfumaria, os fixadores eram removidos de secreções de animais, como o castor, as civetas (um tipo de felino), a baleia e o veado-campeiro. Grupos de conscientização animal contribuíram enormemente para que a indústria de perfumaria moderna desenvolvesse fixadores sintéticos e hoje mais nenhum animal é sacrificado para obtenção de fixadores. Conseguiu perceber que um cosmético é feito de diversos ingredientes que não necessariamente são naturais ou possuem compatibilidade com nossa pele?
Agora, pense comigo: ao microagulhar um cosmético, estamos introduzindo-o na pele, junto com seus demais ingredientes da fórmula.Por tanto, ao escolher um produto para microagulhamento não acredite cegamente no que a industria cosmética diz, pesquise, leia rótulos e identifique potenciais alergênicos. Abaixo, você vai verificar 4 dos principais passos a serem identificados ao procurar um produto para microagulhamento.

Passo 1 - Escolha produtos “próprios para microagulhamento” sem conservantes. Estudos mostram a ação estrogênica no uso de cosméticos com conservantes, outros mostram a capacidade de levar à câncer. Isso no uso tópico, quem dirá introduzindo-os na pele.
Passo 2 - Escolha produtos sem AROMAS E PERFUMES. Aromatizantes são um dos principais causadores de dermatite de contato e reações alérgicas. Fuja deles.
Passo 3 - Escolha produtos sem corantes e/ou pigmentos. Outro grande causador de reações alérgicas. Você identifica se o produto tem corante no contra-rótulo do cosmético com a sigla CI seguida de numerais.
Passo 4 - Escolha produtos livres de óleo. Bases cremosas com a presença de óleos irão tamponar os óstios e os canais microagulhados, causando complicações como dermatite, reação alérgica chegando até infecções de pele. Prefira produtos aquosos livres de óleo. CUIDADO COM SÉRUNS TAMBÉM.Uma grande dica que tenho para deixar e filtrar, filtrar e filtrar aquilo que é ouvido. Use de bom senso e critério além de senso crítico ao lidar com microagulhamento. Fuja de marcas que o induzem a usar produtos que não respeitam os passos acima.
Grande abraço,
Prof Gustavo Galves
Graduado em Estética, Pós graduando em docência do ensino superior, mestrando em educação, coordenador da Estética in Foco Brasil e Europa, praticante de microagulhamento desde 2008.