Microagulhamento estético

Tema tão discutido, abordado, falado, questionado, chegando a ser amado e odiado por muitos. Mas também é um assunto muito interessante e que me apaixona a cada artigo novo, cada curso que realizo ou até mesmo a cada curso que ministro, quero nesta matéria conversar um pouco com você, profissional da saúde estética que trabalha com tais técnicas.


O que é microagulhamento?Microagulhamento é uma técnica estética que faz o uso de um rolo cilíndrico que promove inúmeras perfurações na pele levando a micro lesões cutâneas, e com isso, induz uma cascata de eventos fisiológicos que promovem a indução de colágeno, bem como, o aumento na permeação de fármacos e ativos dermocosméticos.


O termo mais conhecido da técnica é Dermaroller, devido ser a mesma que industrializou o primeiro equipamento para a técnica. Muitos profissionais abominam o uso deste nome para designar a técnica, mas cá pra nós, é a mesma coisa que tentar separar o termo “botox” de toxina botulínica, nenhum paciente chega na clinica dizendo que quer fazer uma toxina botulínica no terço superior da face, diz sim, que quer fazer botox na testa; Simples, prático e denomina a mesma técnica. Os equipamentos usados na técnica

A primeira coisa que temos que procurar em um aparelho de agulhamento é que ele tenha durabilidade e não se desgaste e fique com as agulhas cegas, mesmo que seja feito apenas um uso. Isto reduz a eficácia do rolo e pode causar dor ao paciente. Neste contexto, as agulhas de titânio são mais eficazes. É uma liga mais forte e pode até mesmo dar uma vantagem nítida. Infelizmente, o titânio não é tão higiênico como aço inoxidável e assim, muitas vezes, estas agulhas podem ser banhadas a ouro para aumentar a esterilidade. Alguns podem até mesmo ser banhados a prata, cobre e ouro. Lembrando apenas que o descarte logo após o uso é a melhor indicação e uma obrigação de acordo com as normas da Vigilância Sanitárias no Brasil, FDA nos EUA e INFARMED na Europa. Há muitos modelos de rollers disponíveis no mercado, aparelhos com 92, 232, 540, 1200 agulhas e disposições variadas também. O uso de aparelhos com registro nos orgãos reguladores são os mais indicados, só recomendo que ao escolher, procure um aparelho e uma empresa que revenda há um preço justo e que lhe dê o suporte necessário.

Também usada para a técnica de microagulhamento, a caneta elétrica ou dermapen permite a regulagem de tamanho das agulhas na própria caneta, o que torna o procedimento mais individualizado e personalizado ao paciente, uma vez que possamos trabalhar com comprimentos de 0,2 mm a 3mm com o mesmo cartucho descartável de agulhas. Os cartuchos podem conter de 9 a 42 agulhas e sua penetração é mais homogênea e se torna um procedimento mais rápido. Porém, há particularidades no uso da caneta, não sendo tão simples quanto aparenta. Tenho o privilégio de usar e praticar o uso da caneta elétrica há mais de 8 anos e nesta vasta experiência que conquistei, percebi as grandes particularidades que a caneta apresenta, formas de uso diferentes, modalidades de inserção e técnicas de calibres - tudo faz com que a técnica seja mais complexa ainda.


A empresa brasileira especializada em microagulhamento SmartGR lançou em abril de 2018 a primeira caneta certificada no Brasil, a Smart Derma Pen.

Com baterias extras e alta rotação, a maquina traz um novo padrão de microagulhamento para o Brasil.















Para os que tem medo de agulhas, uma boa alternativa para tratar rugas, linhas de expressão e estrias é a Dermopuntura. Uma técnica adaptada e proveniente da micropuntura, que faz o uso de haste plástica para indução de trauma físico e consequentemente indução de processo inflamatório local. A haste plástica é uma criação da empresa Mag Estética, que nos permite a criação de diversos protocolos e nos traz excelentes resultados.

A Micropuntura, técnica originária da Argentina, tradicionalmente fazia a inserção de agulhas e ácido láctico para melhora de rugas, estrias e linhas de expressão. Com o tempo e as novidades vindas para o mercado, esta técnica sofreu atualizações, melhorias e hoje trabalhamos todo o rosto e corpo, nas mais diversas disfunções inestéticas. A capacitação é fundamental e a habilidade prática da técnica faz com que o profissional tenha condições de tratar de despigmentação de micropigmentação à estrias e clareamento de manchas, tornando-se uma alternativa mais democrática ao uso do roller tradicional.



Quem pode o que no microagulhamento?


Outra briga constante apresentada por muitos profissionais é a determinação de quem pode e quem não pode microagulhar. Acredito que seja uma discussão sem fim e na verdade inútil, que só gera desconforto e desprestígio a quem prega estes ensinamentos.Alguns autores defendem “regras” e “limites” de acordo com a categoria profissional do praticante da técnica. Há algum tempo atrás, uma postagem do Rafael Ferreira me fez pesquisar e confirmar suas palavras ao abordar este assunto, o qual aqui transcrevo. “É importante ressaltar que todos os profissionais da Saúde (esteticistas, médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, dentistas, biomédicos, etc.) possuem autorização pela CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) - orgão do Ministério do Trabalho e Emprego do Governo Federal Brasileiro - para trabalhar com agulhas.

Outro princípio jurídico que deve ser resgatado é o Princípio de Legalidade, no qual divide as instituições em duas partes, sendo uma a pública e a outra a privada. Compete a pública realizar apenas as atividades prevista na lei, enquanto a figura particular tem a liberdade de fazer tudo aquilo que não lhe é proibitivo por lei e que tenha amparo de conhecimento para realização, ou seja, eu desconheço alguma lei que afirme que alguma das classes citadas anteriormente tem restrição para trabalhar com agulhas, o que nos remete a capacitação para execução da técnica e suas características. A lesão do Microagulhamento é classificada segundo a intensidade de injúria, agulhas de até 0,5 mm causam injúria leve, dispensando ações anestésicas, as de até 1,5 mm causam uma injuria moderada e necessitam de alguma ação anestésica, vale lembrar que podem ser do tipo crioterapica, fitoterápica ou vibracional, modelos anestésicos também disponíveis a todas as classes profissionais citadas anteriormente, portanto até esta profundidade todos tem amparo legal para trabalhar, todavia capacidade técnica nem todos, aos aflitos pelo sangramento não aconselho a realização da técnica. As agulhas de 2,0 mm em diante causam injúrias severas e devem ser precedidas de bloqueio anestésico, sendo permitido seu uso somente pelos profissionais que tem amparo de classe para esse tipo de atividade." ”Microagulhamento é um assunto que podíamos ficar dias falando e abordando diversos tópicos.

Há fatores importantes como a escolha dos produtos para uso, a ação fisiológica promovida pela técnica e seus benefícios e cuidados que devem ser tomados, a interação da técnica com demais tratamentos e eletro-termo-fototerápicos e mais diversos temas que são abordados em um curso criado pela Estética In Foco e por mim Gustavo Galves.


O curso Master em Microagulhamento tem 9 anos de existência e aborda com fundamentação e vivência incrível todas as modalidades de microagulhamento existentes. Possui dois dias de inteiro mergulho nos estudos e na prática clínica facial, corporal e capilar.


Confira o contéudo:


Master em Microagulhamento®️

A excelência nas melhores técnicas de agulhamento e Microagulhamento do mundo reunidos numa formação especial.

Teoria e prática com Roller, Pen e Dermógrafo

NESTA EDIÇÃO APENAS - 1 DERMAPEN BÔNUS PARA OS 10 PRIMEIROS ALUNOS* ​ CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º DIA - Anatomia e Fisiologia aplicada - O que é o Microagulhamento - Aplicabilidade da técnica - Regulando a função celular para otimizar a saúde da pele - Quais nutrientes são essenciais para a saúde da pele - Células Tronco - Inovação e real aplicabilidade junto ao Microagulhamento

- Legislação - Técnicas de Microagulhamento e agulhamento existentes - Micropuntura - Dermopuntura - Micropunturismo - Derma Pen - Roller - Derma Stamp - Tattoo Devices - Cosmetologia Avançada Aplicada - Dermocosmética aplicada ao Microagulhamento e as demais técnicas - Aplicabilidade facial, corporal, capilar e em dermato-disfunções - Anamnese, diagnóstico e investigação clínica Aplicada

PRÁTICA DO 2º DIA

- Exercícios para elaboração de tratamentos individualizados - Treinamento em pele Artificial -Treinamento em pele real nos tratamentos de: *Rugas e Linhas de Expressão *Revitalização e Fechamento de poros *Cicatrizes Hipertróficas e Atróficas (ex. Acne) *Redução de Papada *Redução de linhas e rugas no pescoço *Calvície e Dermatites *Estrias Brancas e Vermelhas *Flacidez *Gordura Localizada e Celulite *Cicatrizes Atróficas *Cicatrizes Hipertróficas *Tratamentos das Mãos e braços * Microagulhamento Cosmético - Riscos - Cuidados e orientações no Pré e Pós procedimento - Associações Nutricosméticas - Associações Eletrofototerápicas (teoria e prática) * Rádiofrequência * Laserterapia * Ledterapia * Microcorrentes * Ionização * Laseres de alta potencia * Eletroabrasão - Marketing e Gestão - Estratégias para vendas e abordagem em negociação

Curso com 14 horas/aula presenciais + 6 meses de suporte. Incluso certificado internacional, apostila e coffe break. O aluno tem 6 meses de acesso a plataforma de ensino da Estética in Foco para revisão das aulas, cadernos de exercícios, vídeos de procedimentos, interação com outros alunos e suporte pós curso. A aula é teórica e prática

Obrigatório material descartável para aula prática, solicite informações na secretaria.


Matricule-se já clicando aqui


Deixe aqui sua opinião, curta e compartilhe!


Um grande abraço,


Prof Gustavo Galves

Graduado em Estética e Cosmética, Pós Graduando em Docência do Ensino Superior, Mestrando em Educação, Consultor em Estética Avançada e Cosmetologia, Coordenador de cursos da Estética In Foco Brasil e Europa.




100 visualizações

Estética in Foco| Contato

Rua Elias Garcia, 360 3º A/B

Amadora, Portugal

Telefone  +55 11 3230-7478 / +351 215 844 617  

+1 (954) 889 6909 / +351 910 318 369

DE ACORDO COM O DECRETO-LEI 74/2017, 2017-06-21 - DRE, ESTE SITE INTERNET POSSUI LIVRO ELECTRÓNICO DE RECLAMAÇÕES. PARA O DEVIDO EFEITO, BASTA ACEDER AO LINK ABAIXO.

www.livroreclamacoes.pt

#777464.png

© 2020 por Estética in Foco. Todos os direitos reservados.