Luz Intensa Pulsada

Luz pulsada, Luz intensa pulsada (L.I.P) ou Intense Pulsed Light Source (I.P.L) é um equipamento estético que utiliza uma luz intensa de disparo de flashes, possuindo variadas aplicações, como fotoepilação (conhecida popularmente como fotodepilaçao, depilação prolongada e progressiva), tratamentos de foliculite, hipercromias, acne, rejuvenescimento não ablativo, rosácea, telangiectasias e estrias. A maior parte da luz emitida é absorvida pelos cromóforos (células fotossensíveis à luz) presentes na pele, como a melanina, a oxi-hemoglobina, água e o colagénio. A absorção da energia na pele deriva da conversão da luz em calor e depende do comprimento de onda da luz emitida e do cromóforo atingido.A fototerapia tem sido muito usada nos últimos 10 anos, e nesse tempo vários equipamentos de luz pulsada foram desenvolvidos por diversos fabricantes e tem sido bastante usada em clínicas de todo o mundo.

INDICAÇÕES DA LUZ PULSADA

  • Hipercromias;

  • Rosácea;

  • Telangiectasias;

  • Acne;

  • Epilação duradoura (“fotodepilação”);

  • Foliculíte;

  • Rejuvenescimento com estimulação da produção metabólica de colagénio e elastina;

  • Estrias.


CARACTERÍSTICAS

Policromático

Emite um espectro amplo de diferentes comprimentos de onda (cores) variando entre 400 nm e 1200 nm que pode ser selecionado através de filtros, depositados na frente da lâmpada, ou por uma alteração na fabricação da mesa. Varia de aparelho para aparelho (marcas) se apresentará ou não a troca dos filtros feito pelo profissional.


Incoerente e não colimada


A luz é emitida em todas as direções, e se espalha. Apresenta divergência angular, não existindo um ponto focado.


ABSORÇÃO


Para fazer o tratamento correto na alteração estética escolhida e garantir excelentes resultados, é necessário aprender sobre os cromóforos, comprimentos do espectro de luz, os parâmetros que devem ser programados no equipamento e a avaliação correta da pele e lesão a ser tratada.A luz é absorvida por elementos fotorreceptivos do tecido, denominados cromóforos (cromo = cor / phoro = portador), que transformam a energia luminosa em calor por meio da absorção.


Os principais cromóforos são:


Melanina: capta luz ultravioleta (UV) de 340 nm a 1.000 nm, luz verde ‒ visível ‒ em torno de 532 nm, e infravermelho de 800 nm a 1.200 nm;

Hemoglobina: capta ultravioleta A (UVA) (300 nm), luz azul (400 nm), verde (em torno de 520 nm a 540 nm) e amarelo (em torno de 520 nm a 580 nm);

Colagénio: capta luz visível (em torno de 380 nm a 780 nm) e infravermelho (em torno 800 nm a 1.200 nm);

Água: capta infravermelho (acima de 1.200 nm).



EFEITO DA LUZ PULSADA SOBRE O TECIDO

Após a luz ser transmitida e absorvida pelos tecidos, ocorrem os seguintes efeitos:


Fototérmica: a energia luminosa é absorvida e convertida em calor, provocando coagulação ou vaporização do tecido.

Fotoquímico: Ativa reações químicas.

Fototermólise seletiva: Teoria desenvolvida pelo Dr. Rox Anderson, em Boston, nos Estados Unidos que se resulta na propriedade particular adquirida por meio da correta combinação do comprimento de onda com a duração do pulso luminoso emitido para lesionar o tecido que será tratado, com o mínimo de lesão das regiões adjacentesA fototermólise seletiva é o efeito que faz com que o uso dos filtros, possibilitando comprimentos de ondas variáveis, seja necessário para que se atinja o tecido a ser tratado com maior eficiência, uma vez que cada comprimento atenderá a uma indicação exclusiva.



COMPRIMENTOS DE ONDA E TRATAMENTOS

390 nm a 510 nm, para tratamentos estéticos de acne ativa;

520 nm a 1.200 nm, para tratamentos de lesões vasculares e melanoses de peles de fototipos I e II;

590 nm a 1.200 nm, para epilação duradoura e estímulo de colagénio da derme papilar em fototipos I, II e III (com cautela);

640 nm a 1.200 nm, para epilação duradoura e estímulo de colagénio da derme reticular em fototipos III e IV;

750 nm a 1.200 nm, para epilação duradoura e estímulo de colagénio da derme reticular em fototipos V e VI.


E que tipos de máquinas existem no mercado?


Atenção: Os equipamentos aqui apresentados foram de escolha minha, por pesquisa, sem nenhum vínculo comercial ou financeiro atrelado, sendo como base para referência e inclusão neste artigo critérios como


1. Empresa idónea, juridicamente ativa e conhecida como fabricante e/ou distribuidora de equipamentos conhecidos no mercado;

2. Equipamentos autorizados para serem usados na UE, que tenham seus devidos registos de autorização de uso na estética;


Foram excluídos desse artigos:


Equipamentos de origem desconhecida;

Equipamentos mesmo com registo porém vendidos por empresas prestadoras de serviço e/ou empresas que claramente não possuem engenheiro responsável, técnicos para manutenção, obtenção de licenças necessárias para importação e/ou distribuição de equipamentos eletro-médicos.



BTL EXILITE - BTL disponível em https://www.btlaesthetics.com/pt/btl-exilite

BTL EXILITE é europeia, robusta e completa por assim dizer. A personalização das configurações do tratamento permite tratamentos eficazes, rápidos e toleráveis para diferentes tipos de pele.


POTÊNCIA ATÉ 40 J/cm 2

TEMPO ÚTIL DE VIDA DA LÂMPADA

100.000 DISPAROS

FREQUÊNCIA DE REPETIÇÃO ATÉ 3 Hz

COOLING TERMO-ELÉCTRICO

COMPRIMENTO DE PULSO ATÉ 240 ms

APLICADOR ÚNICO MULTIFUNÇÕES

FILTROS 480, 530, 560, 640, 690 nm

SPOT DE LUZ EM SAFIRA

11 mm Å~ 40 mm Aceda estudos científicos e materiais do equipamento BTL EXILITE, clique aqui

E-Luz Fotodepilação - Quirumed


Equipamento de origem chinesa comercializado pela Quirumed no link https://www.quirumed.com/es/e-light-fotodepilacion.html?sid=81624Possui uma longevidade da lâmpada de 60 mil disparos (fraca, há no mercado aparelhos com garantia de 1.000.000 de disparos); Acompanha 2 filtros apenas 530nm para fotorejuvenescimento e 640nm (fotodepilação).



Preço: € 3159,99





NORA | EQUIPAMENTO DE FOTODEPILAÇÃO | SORISA

Fotodepilação (I - IV) " Fotorejuvenescimento " Fotodespigmentação Tratamento de acne

Vantagens: Tecnologia "Plug & Pulse" Sistema de refrigeração a água

O site não apresenta informações e caracteristicas técnicas do equipamento, diz apenas que a lâmpada tem a durabilidade de 60 mil disparos.


PVP: 8,320.00€











ALBA TECH - 3D FARMA



ALBA TECH

é um equipamento médico-estético que nasce fruto de um longo trabalho realizado por uma experiente equipa multidisciplinar que investigou e desenvolveu a mais recente e versátil tecnologia para eliminação do pelo, com o objetivo de tornar o procedimento mais rápido e confortável, garantindo resultados mais eficazes, seguros e duradouros. É uma plataforma digital que utiliza a última geração da Luz Intensa Pulsada, conjugada numa evolução tecnológica exclusiva denominada PPT -  Perfect Pulse Technology, onde a precisão e o controle da energia emitida é gerido até ao mais pequeno detalhe, obtendo-se muito mais eficácia, com muito menos desconforto. Aplicações e tratamentos: - Eliminação do pêlo - Envelhecimento cutâneo (rugas, flacidez dérmica, etc.) - Hiperpigmentações (lentigos, efélides, etc.) - Alterações vasculares (telangiectasias, aranhas vasculares, redness facial, etc.) - Acne simples a moderado Vantagens: - Primeiro equipamento do mercado a explorar a tecnologia da PPT - Perfect Pulse Technology nos mais variados modos de utilização, com alta precisão e ampla parametrização - Tecnologia exclusiva que garante total rigor na forma e densidade de energia emitida - 3 modos de operação (IPL, SHR, FP) <== Interessante ponto! - 3 manípulos disponíveis (HR-690nm, SR-560nm, VR-420nm), de fácil e confortável utilização - Poderoso sistema de refrigeração, quer dos manípulos, quer do equipamento - Muito potente gerador de tensão: 2.000W - Sistemas de emissão multi-pulso e multi-disparo para mais rápida e confortável realização do tratamento - Sistema único de Luz Intensa Pulsada em modo SHR in motion até 10Hz, sem redução da energia nem do desempenho do equipamento ao longo de várias horas de utilização - Display e software de alta tecnologia e de uso intuitivo.

Disponível em http://www.3dfarma.pt/alba.html


PVP: não encontrado.




AURA - TERMOSALUD

Aura  trabalha com níveis de energia entre 6 e 21 J / cm². Seu exclusivo sistema multipulso variável proporciona excelentes resultados na  redução permanente do cabelo e no rejuvenescimento da pele . A inovadora tecnologia de luz pulsada criada pela Termosalud minimiza o aquecimento da área, graças a um disparo de luz composto por uma sequência de micropulsos.

O tratamento da fotoepilação e rejuvenescimento permite abranger um amplo espectro de tipos de cabelo e pele, multiplicando os tratamentos e consequentemente a rentabilidade do seu negócio. Os resultados obtidos com a técnica não invasiva  Aura  garantem um alto grau de satisfação entre os clientes, graças à sua tecnologia indolor.

O tratamento da Aura é:

Seguro para todos os tipos e cores de pele, mesmo na pele bronzeada.Eficaz em qualquer cor de cabelo com pelo menos algum pigmento.Praticamente indolor comparado a outros sistemas convencionais de Laser ou IPL.Rápido no tratamento de grandes áreas. Maior rentabilidadeProgramas pré-estabelecidos que facilitam o gerenciamento do equipamento.

PVP não encontrado.

Disponível em https://www.termosalud.com/Equipos/Aura/



O mercado europeu apresenta grandes equipamentos que podem auxiliar o profissional esteticista em seu dia a dia em gabinete. Os equipamentos de Luz Intensa Pulsada são seguros (desde que tenha procedência), proporcionam excelentes resultados e possuem baixo custo de manutenção.

Mas quais os riscos e complicações que podem surgir ao usar IPL? Acompanhe nosso artigo da semana que vem que abordará isso!


Um grande abraço,


Prof. Gustavo Galves

Estética in Foco Europe



192 visualizações

Estética in Foco| Contato

Rua Elias Garcia, 360 3º A/B

Amadora, Portugal

Telefone  +55 11 3230-7478 / +351 215 844 617  

+1 (954) 889 6909 / +351 910 318 369

  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • YouTube Classic

DE ACORDO COM O DECRETO-LEI 74/2017, 2017-06-21 - DRE, ESTE SITE INTERNET POSSUI LIVRO ELECTRÓNICO DE RECLAMAÇÕES. PARA O DEVIDO EFEITO, BASTA ACEDER AO LINK ABAIXO.

www.livroreclamacoes.pt

#777464.png

© 2020 por Estética in Foco. Todos os direitos reservados.